Benefícios gordura de palma?

A gordura de palma, também conhecida como óleo de dendê ou óleo de palma, é extraída de uma palmeira nativa da costa ocidental da África que foi trazida ao Brasil no século XVI. Esta palmeira se adaptou rapidamente ao clima das regiões do litoral da Bahia e do Rio de Janeiro, tornando-se muito conhecida como dendezeiro. Atualmente esta gordura é muito consumida em todo país.

Ela é uma excelente fonte de vitamina E, além de conter muitas substâncias antioxidantes como os tocoferois e os tocotrienois. Ela também é rica em betacaroteno, uma importante fonte de vitamina A.

Essa gordura ainda contém uma boa quantidade de ácidos graxos que fazem muito bem a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do nosso cérebro.

Confira abaixo os benefícios e propriedades desta gordura e descubra a melhor maneira de utilizá-la no dia a dia.

Índice deste artigo:

Benefícios da gordura de palma

óleo de palma e dendezeiro

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 2014-15, do total do consumo global de óleos vegetais, o óleo de palma constituiu a maior parcela, de 33%, seguido pelo óleo de soja (26%), óleo de canola (15%), óleo de girassol (8%) e outros (18%), mostrando que o cultivo da palma e a produção de sua gordura são bastante interessantes dentro do agronegócio.

1. Previne o envelhecimento precoce

A gordura de palma contém vitamina E, que é uma substância com alto poder antioxidante. Esta vitamina é responsável por combater a ação dos radicais livres, ajudando a evitar o processo de envelhecimento do organismo. Ela também ajuda a prevenir muitas doenças degenerativas, além de proteger a membrana plasmática das células, contribuindo para o bom funcionamento de todo o organismo.

Uma alimentação rica em alimentos contendo antioxidantes é um dos grandes segredos para prevenir o surgimento de diversas doenças, entre elas o câncer. As substâncias antioxidantes servem como um escudo de proteção para o organismo, ajudando a evitar a multiplicação de células potencialmente perigosas, que podem vir a formar tumores.

2. Ajuda a melhorar a saúde da visão

O óleo de palma é rico em betacaroteno, um carotenoide que atua como precursor da produção de vitamina A no organismo. Outros carotenoides como o licopeno, a luteína e a zeaxantina não podem ser convertidos em vitamina A, tornando o betacaroteno muito importante na alimentação.

A vitamina A, por sua vez, faz parte da formação das glicoproteínas e é essencial na melhoria da saúde da visão, pois ajuda a proteger a córnea, que é responsável por focar as imagens e captar a luz.

3. Promove a melhoria da saúde da pele e dos cabelos

pele saudável

A gordura de palma tem alto poder hidratante e umectante, podendo melhorar de forma significativa o aspecto da pele. Esta gordura também é excelente para os cabelos, ajudando na recuperação dos fios e selando as cutículas, podendo ser usada no tratamento dos cabelos ressecados e danificados.

A gordura de palma é muito utilizada em produtos na área cosmética, como cremes, condicionadores e hidratantes para o corpo.

4. Estimula as funções cerebrais

Diversos estudos mostram que os tocotrienóis, presentes na gordura de palma, podem aumentar a proteção das estruturas dos neurônios, estimular as funções cognitivas, auxiliar na prevenção de lesões cerebrais e reduzir os riscos do desenvolvimento de inúmeras doenças relacionadas. Isto mostra o quanto a gordura de palma é versátil e saudável para diferentes partes do corpo humano.

5. Ajuda na redução de peso

Algumas pesquisas mostram que a gordura de palma estimula a oxidação das gorduras, pois esta contém ótimas quantidades de ácidos graxos ômega 6 e 9 em sua composição.

Estes ácidos graxos ajudam no controle hormonal e, desta forma, podem ter impacto positivo no aumento da saciedade. Além disso, os ácidos graxos ômega 6 e 9 auxiliam no processo de quebra das gorduras, favorecendo, assim, a redução de peso.

6. Contribui para melhoria da saúde dos ossos

médico examinando raio x

A gordura de palma é rica em vitamina D, que é fundamental para a melhoria da saúde dos ossos. A deficiência deste nutriente pode causar doenças como o raquitismo em crianças e a osteomalacia, quando os ossos ficam menos densos, no caso dos adultos.

7. Antiviral e antisséptico natural

A gordura de palma é um excelente aliado para o tratamento de infecções em geral, funcionando como um antisséptico natural para limpar as feridas. Ela ajuda a proteger a pele da entrada de bactérias, contribuindo para eliminar aquelas que já se instalaram. Além disso, esta gordura tem a capacidade de combater a proliferação de vírus.

Conclusão

A gordura de palma é extraída do fruto do dendezeiro e contém diversos nutrientes em sua composição, possuindo ácidos graxos saturados, ácidos graxos não saturados, além de ser rica em vitaminas e substâncias antioxidantes, podendo promover inúmeros benefícios à saúde.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *